sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

JANTAR / CONVÍVIO DO GR. DE JOVENS

      No passado dia 19, o Grupo de Jovens “Pedras Vivas”, reuniu-se num jantar convívio juntamente com alguns familiares e amigos. Foi uma forma diferente de convivermos e partilharmos o jantar que cada um se propôs trazer.

      Foi a primeira vez que fizemos algo do género e além da partilha e diversão, este momento serviu, tinha também essa intenção, para mostrar aos familiares dos jovens o modo como nos relacionamos, como funcionamos e também para nos conhecermos melhor.

      Antes da refeição agradecemos ao Senhor a possibilidade que nos deu de estarmos todos à mesma mesa e dos alimentos que nos disponibilizou para esta partilha. Jantamos e por fim divertimo-nos com canções acompanhadas com alguns instrumentos.

      Podemos ver algumas fotos e um pequeno filme desse momento.







sábado, 5 de fevereiro de 2011

1º Encontro Diocesano de Acólitos no Porto

Dia 05 de Fevereiro, aconteceu o DIA DIOCESANO DO ACÓLITO, o primeiro na nossa Diocese. Foi um sucesso em todas as vertentes. Estiveram presentes mais de 600 acólitos. Como programado foram divididos em três grupos, até aos 12 anos, dos 13 aos 20 anos e dos 21 anos para a frente. Foram debatidas algumas questões entre as quais: os problemas que existem nos grupos, que soluções se podem encontrar para resolvê-los e o que pedis à Diocese para que o grupo possa evoluir de maneira ideal?

Penso que com todas as respostas recolhidas, certamente a equipa que preparou este encontro irá ter material onde se basear para que dentro em breve possamos ter na nossa Diocese um serviço diocesano de acólitos bem estruturado e a funcionar em prol de todos os grupos de acólitos e da Igreja. Foi pena não termos mais acólitos presentes, pois valeu a pena.





















Júlio Magalhães




FORMAÇÃO DE ACÓLITOS 2011 - SOBREIRA

      O grupo de acólitos de Sobreira abriu inscrições para a formação de novos elementos. Assim, todos os jovens, ou adultos, que tenham feito a comunhão solene ou a façam este ano, podem-se candidatar a este maravilhoso ministério da Igreja.




O acolitado é muito importante para a Igreja, vejamos. Para a celebração litúrgica exige-se a presença de diversos ministros e um deles é o acólito, um Ministro do Altar. É a ele que cabe, além de desempenhar as funções que lhe são atribuídas, dignificar a celebração da Santa Missa…

       Vejam o discurso do Papa Paulo VI em 1964 numa concentração de acólitos em Roma:

"Maravilhoso! Constituis a melhor consolação que pode receber o nosso coração... Sois vós que, com a vossa participação, dignificais a celebração dos Santos mistérios; Sois vós que prolongais a eucaristia nas vossas Escolas, nas vossas Famílias, nos locais do vosso trabalho. Em cada um de vós está a força do Acolitado!".  

      Portanto, todos aqueles que sintam o chamamento de servir o altar, servir a Deus no acolitado, venham falar com os responsáveis do grupo, ou com os acólitos mais velhos e assim preencher a vossa candidatura.




Fotos da investidura de novos acólitos em 10 de Junho de 2009.

Júlio Magalhães

Poderás ver todas as fotos em:

http://www.youtube.com/watch?v=jHme9vYGSes